2009-04-04

Rumores: o futuro da NVIDIA

Jen-Hsun Huang, o CEO (chief executive officer) da NVIDIA, poderá retornar a Taïwan no próximo dia 20 de abril. A informação interessante não é tanto o fato de que ele agendou esta visita, mas sim os motivos por trás disso. Ele pretende visitar a sua principal foundry, a TSMC, e também os seus parceiros que fabricam placas gráficas e placas mãe com os chips NVIDIA, e para reencontrar o presidente da VIA. Uma agenda lotada que poderá indicar os novos caminhos da NVIDIA nos próximos anos.

No que diz respeito a TSMC, vários rumores indicam que a NVIDIA poderá decidir se separar da sua foundry, e o primeiro motivo seria aquela história dos chips defeituosos ou uma migração para os 40nm longe da ideal. A GlobalFoundries estaria jogando todo o seu charme para a NVIDIA e, de forma mais geral, para as 20 maiores companhias fabless. Se um rompimento entre TSMC e NVIDIA é uma coisa que está completamente fora da realidade atualmente, uma redistribuição das placas já é perfeitamente possível. Vamos ficar de olho nisso!

Quanto aos parceiros, a NVIDIA deverá dar algumas explicações sobre estas recentes manobras que acabaram irritando muita gente. Portanto, a companhia deverá tranqüilizar e planificar os seus futuros lançamentos. O anúncio caótico da GeForce GTX 275, um produto que os parceiros da companhia só ficaram sabendo da existência no início do mês, também poderá ser um ponto de debate.

Terceiro ponto, o seu relacionamento com a VIA. O fabricante taiwanês pretende vender 300 milhões em ações e parece que a NVIDIA está interessada na compra de uma parte destas ações e, conseqüentemente, na VIA. Tal aproximação pode ter sido motivada por várias coisas e isso certamente terá inúmeras conseqüências.

Se esta viagem realmente acontecer, ela poderá ter muitas conseqüências e será interessante acompanhar os eventos.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário