Graças ao eMule ser de código aberto, qualquer usuário ou programador pode modificar ou melhorar o código do programa para fazer uma versão à sua medida, desde que cumpra determinadas regras. Algumas dessas regras, podem ser vizualizas em http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto#Open_Source_Definition . Um MOD é portanto uma versão modificada do eMule no qual foram adicionadas diversas características ausentes na versão oficial do eMule.
Apesar de que os MODs do eMule serem mais indicados a usuários avançados, muitas de suas opções facilitam seu uso e o entendimento do que se passa realmente por "dentro" do software.
O que faz um MOD?
Entre as vantagens do uso dos MODs, podemos citar as melhoras gráficas e a possibilidade de usar o eMule através de um proxy. Gestão inteligente de downloads, eliminando usuários que não tenham partes de arquivos que não precisamos. Barra de informações de arquivos, com todos os dados relativos aos mesmos. Também estão em alguns deles a opção de simular o "egoísta" MLdonkey. Podemos também gravar automaticamente a fonte de determinados arquivos para que estas não se percam ao se fechar o programa. Controlar o eMule a distância, por exemplo, deixa-lo rodando em casa e controlar através do trabalho ou vice-versa. Verificar diretamente se os arquivos são falsos (os famosos fakes).Renomear e usar outra fonte de download enquanto este está ocorrendo. Controle e banimento de usuários. Comentários de arquivos. Etc.
São inúmeras as opções que encontramos nos MOD, as acima citadas são apenas uma pequena parte do que eles podem conter.
Como instalar um MOD
Para instalar um MOD você precisa descompactá-lo dentro da pasta (ou diretório) do eMule, mas se for do seu interesse instalar vários, você pode instalar em qualquer outra pasta e copiar os arquivos de configuração do eMule para que apontem aos diretórios temporários e demais opções (principalmente o preferences.ini e servers.met, sendo que também é conveniente copiar o clients.met, emfriends.met, adersses.dar e staticservers.dar).
Os downloads continuarão no mesmo lugar que você configurou e você não terá problemas para voltar ao antigo cliente eMule ou eDonkey.
Em qualquer coisa, antes de decidir a instalação de qualquer um deles (MODs), recomendamos que você visite a página de cada um deles, pois sempre estão saindo novas versões com suas melhorias.
O lado negro...
O único risgo que pode ter um MOD é que seja de procedência duvisosa, tendo em vista que qualquer usuários pode introduzir melhoras, logo, também pode inserir um código malicioso que contenha vírus ou trojan. É aconselhável, portanto, usar os MODs mais populares.
Onde encontrar mais informações?
Na página oficial do eMule e seus fóruns são os melhores locais para encontrar informações mais detalhadas sobre eles. Além dos fórum que indexam link ed2k, sejam eles no Brasil ou no exterior.
Página oficial do eMule MOD's.
http://www.emule-mods.de/?mods=start
Para estar sempre em dia com as atualizações do seu MOD.
Certa vez, li um post do nosso amigo Leo_3D, que dizia + ou - o seguinte:
No caso específico dos mod's, existem algumas varíaveis, que alteram o desempenho da mula:
Um mod de emule atua diretamente com seu processador, seja ele Amd ou Intel, e bem como seu resultado poderá variar também, dependendo do seu O.S. (Sistema Operacional) ou da configuração do Hardware do seu computador. Existem vários mod's.
Então um determinado mod terá desempenho distinto para cada processador ou configuração de sistema operacional [Win9x, Win2k3, WinXp, WinVISTA, Longhorn, Linux (Existem várias ditribuições) e etc].
Resumindo: o que dá certo no computador de um usuário, pode não dar certo no PC de outro, etc...
99,99% das pessoas que usam um MOD, ao ser perguntadas qual o melhor... respondem ser o MOD que estão usando.
Pois bem... para saber qual o melhor MOD, para a sua configuração de hardware e software,
não existe outro modo, senão a de testar...
Texto originalmente postado no eDonkers, e feito algumas alterações...
Nenhum comentário:
Postar um comentário