O MindSet, da NeuroSky, será lançado mundialmente em junho deste ano. Trata-se de um headset com tecnologia Bluetooth que funciona com a maioria dos produtos para PC. No lugar de sensores estão eletrodos que ficam em contato com a testa do usuário. O eletrodo lê os sinais elétricos encontrados na superfície da pele induzidos pela atividade neuronal que acontece no lobo frontal do cérebro do usuário. Estados mentais do usuário, como nível de foco e de relaxamento, podem ser decifrados pelos padrões das ondas cerebrais. E essas informações podem ser transmitidas para uma série de aplicativos do PC.
O anúncio da data de lançamento do MindSet acontece dois meses depois de a fabricante de brinquedos Mattel ter apresentado o seu Mindflex na CES 2009. O MindFlex não é apenas uma interface, mas um jogo de acuidade mental, que não depende do computador para funcionar. O brinquedo – diversão garantida para todas as idades – é composto por um headset com sensores e um console plástico que parece uma pista de corrida de obstáculos. Você veste o fone contendo sensores na testa e nos lóbulos da orelha que medem as atividades das ondas cerebrais. Quando você concentra o foco, uma pequena bola de espuma sobe em uma corrente de ar. Se você relaxa o pensamento, a bola desce. O objetivo do jogo é, com o pensamento, fazer a bolinha completar o circuito, passando todos os obstáculos. Chega no segundo semestre, com preço estimado em US$ 79,99.
Apresentado em 2008 na Cebit, feira de tecnologia que acontece anualmente em Hannover, na Alemanha, o Emotiv Epoc, da Emotiv Systems. foi um dos primeiros dispositivos de controle por pensamento, desenvolvido para gamers. Tem 16 sensores distribuídos pelo headset. Esses sensores captam os sinais elétricos do cérebro criados pelo pensamento e os traduzem como ação no computador. Parece simples, mas foi preciso cinco anos de pesquisas sobre controle da mente para chegar ao Emotiv (US$ 299).
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