2009-06-29

Juntar 2 arquivos VOB e extrair(cortando) o necesário

Postei uma dúvida no fórum do FinalShare:



Já faz alguns dias que estou procurando, mas não encontro um programa para editar VOB.

Vi alguma coisa na internet, que dá pra fazer com o Vegas, inclusive tenho ele até instalado... mas queria saber se tem algum outro que seja gratuito.

Tudo bem que na mula encontramos diversos programas pagos e seus respectivos cracks e/ou seriais.

O que eu tô querendo fazer é simples: Juntar o VTS_01_1.VOB + VTS_01_2.VOB, e do resultante quero tirar uma parte e mantê-lo ainda com o mesmo formato, sem fazer nenhuma conversão: VOB.

Para cortar, já experimentei o MPEG2Cut, que além de feeware é bem simples.

Encontrei alguma coisa na internet relacionada em ser possível usar o vobedit para juntar os dois arquivos, mas não consegui. Alguém sabe manipular o programa ?

Pra juntar os dois VOB's alguém tem outra sugestão ?

Solução:

Para juntar os VOB's:

Join VOB Files Tool 1.0 freeware.

É só descompactar o arquivo e clicar no executável, nem é preciso instalar.

Em Add VOB File (Adicionar arquivo VOB), você adiciona o arquivo VOB que está no seu computador. Depois de escolher todos os arquivos, selecione a saída para esta junção, ou seja, altere o nome do arquivo (ou o destino) em Change File Name.

Para iniciar o processo pressione o botão Join VOB Files (Juntar arquivos VOB) e aguarde o término. É possível excluir um arquivo VOB da lista, caso não o queira na junção. Para isto, selecione o arquivo e clique em Remove VOB File (Remova o arquivo VOB). Você pode excluir o arquivo antes de iniciar o processo. Fonte






Cortando com MPEG2Cut:

Baixe o arquivo, descompacte-o e execute o arquivo:

File/Open [F3] para selecionar o arquivo.

Use o cursor(1) para movimentação rápida no arquivo.

Para movimentação mais devagar use o < e >. selecione o início que vc quer marcar, clicando em [. O final clicando em ].
Clique File/Save Selection, salvando o respectivo nome e local desejado. Aguarde a conclusão.



Apenas lembrando, que o padrão internacional para o taamanho dos arquivos VOBs nos DVD's é 1GB, máximo de 2GB.


Fica à gosto e à critério de cada um como utilizar o produto disso. Vc pode até criar um DVD, com varios clips, criando um menu de seleção...

2009-06-26

Qual é o melhor processador, Intel ou AMD ?

Mensagempor nqk18469 » Sex Jun 26, 2009 11:20 am

Acho que é uma dúvida que muitos usuários têm ao se deparar na escolha de qual fabricante de processador optar.

Hoje em dia o que faz diferença entre montar um AMD ou um intel é o gosto pessoal de cada um.

Questões que antigamente era usadas para conseguir definir qual seria o melhor fabricante para determinado uso já não existe mais. Questões com temperatura que nos Intel eram ponto a favor, não existe mais, a série do P4 Prescostt é um exemplo claro disso, os novos processadores Intel esquentam tanto ou mais quanto os processadores AMD. Questões de edição de video que tbm eram ponto a favor da Intel hoje em dia tbm não existe tanto mais, é só dá uma procurada no reviews existentes na internet que dá pra se ter uma idéia.

Assim como os Intel, os AMD sofreram muitas mudanças, uma fabricante "copiando" da outra, como o DualChannel suportado em ambas(de diferente forma), instruções SSE.... Tal qual o EM64T da Intel que foi totalmente copiado do AMD64. Mas há coisas exclusivas, como o bus QDR nos Intel e controladora de memória na cpu, nos AMD... só para citar algumas diferenças, entre inúmeras...

Antes as pessoas defendiam a intel só porque tinham mais Ghz que os chips da AMD. Diziam quem um sempron 2300= de 1.58 GHz era inferior a um P4 de 2300 Ghz. Pois bem, depois do fracasso dos P4 a Intel lançou a família M de chips pra notebook com 1.66 Ghz. Houve uma corrida para fazer com que o chip também rodasse em desktops, pois o chip com apenas 1.66 Ghz era mais poderoso que um P4 HT de 3.0 Ghz. Esse chip da família M foi a base para os chips Core Solo e Core 2, mais recentemente para o Core 2 Duo. Como se pode notar mesmo com 2 cores, cada core em média tem entre 1.66 Ghz e 2.1Ghz, ou seja, a busca desenfreada por Ghz acabou. A Intel passou a seguir a receita da AMD e investir na arquitetura e funções do chip do que puramente em Clock; isso é tão verdade que o P4 de 4.0 nunca chegou a existir, hoje os processadores da intel (mesmo os de 2 cores) tem porcentagem de Ghz por core inferior, porém maximizando outras qualidades do chip.

Outra coisa importante que vc tem que ver é que apesar do processador ser importante, ele não é tudo. Boa parte do desempenho de uma máquina está, na verdade, na placa-mãe e nos outros hardwares que vc vai instalar para rodar o seu PC.

Fazendo uma analogia com um fórmula 1, o processador é o motor, mas sem um chassis bom (placa-mãe), o carro não anda tanto quanto deveria. Sem pneus bons, o carro perde tração, perde estabilidade. Sem uma boa aerodinâmica, o carro perde aderência nas curvas, perde velocidade nas retas, não consegue se aproximar do carro da frente sem perder estabilidade, e assim por diante. E mesmo com tudo isso funcionando, se o piloto for ruim, o carro não anda, ou então pára no primeiro muro.

Assim, uma máquina rápida se faz com um bom processador, um chipset estável e de bom desempenho, HD confiável e de bom tempo de resposta, memórias na quantidade certa e com baixa latência, e principalmente um SO que saiba tirar tudo da máquina.

Cronologia de laçamentos dos processadores Intel e AMD:

http://www.firingsquad.com/hardware/amd ... mdroad.jpg
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http://www.casemodbr.com/noticias/images/3074_1.jpg
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Eu... ainda há pouco, tava olhando o review do Phenom X4 955 Black Edition comparado com o Core 2 Quad Q9550 e os resultados apresentados não tão "gritantes". E dos hardwares utilizados...

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basicamente encontramos as seguintes diferenças:

a) Motherboard:
ASUS M4A79T Deluxe (AMD 790FX chipset) e ASUS Rampage Extreme (Intel X48 chipset)

b) CPU:
Phenom II X4 955 e Core 2 Quad Q9550

c)PSU/Fonte:
Cooler Master 1,000W e Enermas 1,200W
.


Custo x Benefíco:

Cotação dos preços no mercado japonês, valores em ¥/US$(calculado à ¥95):

a) Motherboard:
ASUS M4A79T Deluxe (AMD 790FX chipset): ¥ 19,069/US$200
ASUS Rampage Extreme (Intel X48 chipset):¥ 35,705/US$375

b) CPU:
Phenom II X4 955: ¥ 24,612/US$260
Core 2 Quad Q9550: ¥ 22,880/US$240

No review consta o Q9550, mas abaixo está a cotação do revisão seguintes do processador:
Core 2 Quad Q9550s: ¥ 32,640/US$343

c)PSU/Fonte:
Dependendo do modelo/marca, a diferença entre as de 1000 e 1200W não são tão diferentes...

A diferença maior seria entre as mothers utilizadas, mas se no caso da ASUS Rampage Extreme, fosse utilizada uma P5E64 WS Evolution ou uma P5E3, respectivamente cotadas à ¥ 27,825/US$292 e ¥ 28,035/US$295, ainda teríamos uma valor aproximado de uns US$90 à favor da AMD em comparação aos preços da mothers. Por outro lado a AMD, perderia para a Intel em comparação ao preço dos processadores, se a opção for feita pelo Q9550 e não pelo Q9550s.

No final das contas, a diferença de um pro outro não ultrapassaria a US$70...

Resumindo... como dise no iníco deste tópico:

Hoje em dia o que faz diferença entre montar um AMD ou um intel é o gosto pessoal de cada um.

Infelizmente eu não consegui encontrar nenhuma review do Phenom II X4 955 comparado ao Core i7...

2009-06-09

One Piece: Tosco ?!?!

Opiniões, gostos e preferências,

cada qual tem o seu.
Uns gostam de azul, outros preferem vermelho, mas também sou fã do rosa.
Falo e assumo isso sem ao menos sequer afetar a minha masculinidade.
Pros machões de plantão, devem achar que isso é coisa de "boiola".
Ou dar algumas gargalhadas vendo o One Piece é uma "babaquice". Cada qual tem a sua opinião e seu ponto de vista, sobre um determinado assunto. Sejam elels quais forem, por mais absurdo que nos possa parecer, cada opinião deve ser respeitada, mesmo aquelas que não estamos de acordo.
Mangá e animê, eu só leio e vejo o One Piece em seu formato original (japonês). pois os outros eu não tenho interesse.
Existem críticos ferrenhos ao Oda e sua obra, assim como existem incontestáveis fãs.
No Mundo ocidental, exstem aqueles que consideram todo e qualquer mangá ou animê para "criancinhas".
Algo que é totalmente diferente para aqueles que conhecem a cultura nipônica.
Uma das melhores épocas de vendas da Shounen, a segunda parte da década de 90, coincide com a data de lançamento do One Piece: No. 48 de 1997(lançamto do One Piece), que mantém o registro com o maior numero de vendas da Shounen. O volume 23 (equivalente ao 46 no Brasil) do mangá One Piece foi a revista de maior vendagem no Japão de todos os tempos, antes da publicação de Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Atualmente o One Piece, até o lançamento do seu último volume, o 54, é o mangá mais vendido no Japão. No mundo, Dragon Ball ocupa a primeira.
Estatíticas, muitas vezes, podem não significar nada para alguns.
Da mesma forma que existem aqueles que odeiam o One Piece, existem aqueles que têm hojeriza por Harry Porter.
Em particular tenho preferência pelos filmes hoilywoodianos das décadas 50~70. Alguns dizem que isso são filmes pra velhos. Se emocionar chorando, cantando e/ou rindo assistindo à algum filme é ser considerado velho, sou "caduco" desde os meus 7 anos de idade. Com os meus 40 anos, me sinto um "jovem caduco" asisitindo One Piece, pois com ele me emociono da mesma forma...

Postado em http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?cmm=459642&tid=5326429045391710484&na=2&nst=1241

2009-06-07

Links de Diversos Tutoriais

Fonte: http://s14.invisionfree.com/tecnologia/index.php?showtopic=39

O mais completo:
Video Help

Tudo sobre Divx em português:
Pt Divx

O site do Wellington sobre Xvid
Dúvidas sobre Xvid

Um site com tutorial sobre KVCD
KVCD

Outro site sobre DVD e Divx
After Dawn

Um link sobre como extrair os arquivos do DVD para editá-los novamente
Convertendo DVD para mpeg2 para edição

Compatibilidade de DVD Players
DVD Players

Como criar um CD protegido contra cópias
Como criar CDs protegidos

Outro site clássico sobre vídeo
Doom9

Site sobre KCVD
KVCD.net

Um tutorial sobre como copiar DVDs
Como copiar DVDs

Outro tutorial sobre backup de DVD
Ripando DVDs

Um tutorial sobre o Virtual Dub
Tutorial do Virtual Dub

Um site ótimo para Adobe
Wrigley Video Tutorials

Um site só com plugins para o Virtual Dub
MSU Video Group

Artigo do grande Laércio Vasconcelos contando tudo sobre vídeo, desde a montagem até a captura e edição. Fantástica contribuição do jrpescador
Digitalização de Vídeo

Authoring with DVD Architect
Um tutorial bacana sobre o Sony DVD Architect

Vegas Video Tutorials
Um link só com tutoriais sobre o Vegas 5. Muito legal...

Como vi várias dúvidas em relação ao OGM, resolvi pescar um tutorial sobre como passar OGM para DVD
How to convert OGM to DVD

Aqui vai uma relação de sites que o jjohtak postou:
MoonLabs
Varios guias para VCD/SVCD e DVDs em português d`Portugal

DVD Guides
DVDguides em inglês , mais guias porém, alguns são mais complexos...

Divx-Digest. O site tá em tradução ainda, como o nome diz:
Divx Digest em Português

Do mesmo grupo deste anterior, mas os tutos bem limpos(claros)em inglês:
DVDR Digest

Site oficial do SVCD2DVDMPG, svcd para dvd montando menu com o DVDmaestro em inglês
SVCD2DVDMPG

Mr.Bass.Org: vários guias para usar o DVDShrink e outros:
Mr. Bass. org

PortalDVDR alguns guias muito bem feitos em português. O único porém é que tem que se registrar via email, para acessar os tutoriais.
Portal DVDR

Outros interessantes:
The file extensions Source
Se vc está em dúvida sobre a extensão de algum arquivo, procure aqui...

Aqui vai outro link de um tópico postado pelo Drik que mostra alguns tutoriais
básicos sobre VCD.
Tutorial como fazer VCD com/sem legenda.

CDRW - português
Tem vários guias, dicas, tudo em português... Dica do jrpescador

VMesquita Video Solutions
Site sobre o DIKO, contribuição do Acid[DdS]

2 Filmes em um DVD + Menu
Excelente tutorial do RustySpear, inclusive destacado aqui no fórum, mas como tem gente que quase não pesquisa...

Tutoriais EgpNet
Site em portugues, com tutoriais muito bons pro pessoal que ta iniciando em conversões de video. Dica do jjohtak

Video Gears
Site interessante com vários templates, plugins e botões para o EncoreDVd e para o Premiere, além de alguns presets para o After Effects

JR Hardware
Site do jrpescador com tutorias muito bons sobre o Ulead Video Studio 8, TMpegEnc DVD Author e DVD Architect

Premiere Pro User's Page
Página de Steven Gotz, outro fera em Premiere e After Effects. Vale a visita.

Ayato Web
Página japonesa com vários tutoriais para efeitos no Adobe After Effects

An After Effects Portal
Mais um site sobre o After Effects

DVD2SVCD
Página com dicas e tutoriais com o programa DVD2SVCD

Como colocar legendas em um DVD
Tutorial muito bom, achado pelo maorefice. Tem até vídeo explicativo.

VirtualDub VideoCapture Tutorial
Um tutorial de como capturar no VirtualDub

VirtualDub Tutorial
Outro tutorial do VirtualDub, ensinando algumas configurações e links para alguns plugins

Tutorial de como inserir legenda com o ffdshow e o TmepgEnc
Contribuição do Ender

Tutorial de como copiar DVDs com qualidade.
Este tópico é aqui do Fórum, contribuição do jrbala

Guia de Qualidade & Bitrate no DivX
Guia sobre qualidade em DIVX. Contribuição do Ricolopes. Também presente em tópico aqui do fórum.

IUVCR
Tutorial sobe o IUVCR, tirado de um tópico do Drik

Captura de vídeo com o IUVCR
Outro sobre o IUVCR, colocado pelo Cabece no mesmo tópico.

Tutoriais sobre vídeo.
Página com tutoriais principalmente do Encore.

Criando um DVD com áudio e legendas selecionáveis.
Tutorial do Jamaica2, sobre autoração de DVD. Muito bom, vale a pena olhar e aprender. Usando o Encore DVD 1.5

Tutorial para instalação da PixelView Pro TV Ultra: Passo a Passo
Ótimo tutorial do jrpescador ensinando como instalar estas placas de captura. Eu já tive uma dessas e sei como é chato até ficar tudo certo.

Tutorial Encore DVD
Outro tutorial do Adobe Encore DVD, bem explicadinho.
Contribuição do marcelo.s.correia

Como extrair áudio/músicas do DVD.
Tutorial fácil e bem explicadinho. Contribuição do vitorx2003

Ripando e Codificando DVDs
Tutorial legal do edurm

Central Filmes
Site com alguns tutoriais bacanas. Retirei de um post do Alienware

Como fazer filmes de até 3 horas com o Studio 8
Link interessante do marcelo.s.correa sobre configurações no Studio 8 e 9.

Tutorial do DVD Maestro
Tutorial disponibilizado pelo somaniaco

Tutorial para inserir legendas pelo Virtual Dub.
Disponibilizado pelo usuário xxHyOgAbRzxx

Divx para CVCD
Tutoriais para converter em CVCD. Em espanhol, disponibiizado pelo incosto

Sonic Scenarist Tutorial
Tutorial ilustrado do Sonic Scenarist, considerado um dos melhores programas de autoração de DVD no mercado.

Adobe Premiere Tutorials
Alguns tutoriais interessantes para o Premiere. Contribuição do Mr.Killer

Guia em Português do Sonic Scenarist
Link para baixar o Guia em Português do Sonic Scenarist, traduzido pelo Paulo Natal/RN

Tutorial do DVDLab
Tutorial sobre o DVD Lab disponibilizado pelo rafaelrss

Roteiros de Cinema - Como fazer
Site muito interessante com manuais de como organizar um roteiro de filmagem. O que fazer e como fazer. Contribuição do Buque

Tutoriais do Liquid Edition.
Página com vários tutoriais sobre o Pinnacle Liquid Edition. Contribuição do T TITO T

Fernado Barichello
Site do Fernando Barrichello com várias dicas sobre vídeo

Manual do DVDLab PRO - Help completamente traduzido para o português, por joquinho do fórum VMesquita

Tutorial DVDLAB-PRO do Maverik79 do CHD
Disponibilizado pelo Maverik79

Tutorial para limpeza de fitas VHS
Tutorial para limpar fits VHS feito pelo autor do DIKO.
Disponibilizado pelo Lauro Brito

Tutorial DVD Maestro
Tutorial do DVD Maestro disponbilizado pelo Lauro Brito feito com base no turorial do Somaniaco.

Os processadores gráficos e suas placas de vídeo

Fonte original do conteúdo: Meio Bit

Quando queremos fazer aquela melhoria em nosso computador, visando um melhor desempenho nos jogos, essa nossa distraçãozinha do fim-de-semana, a primeira coisa que vem à nossa mente é a troca da placa de vídeo, não é mesmo?

Mas há um costume, na verdade, um vício da linguagem técnica de leigos, de levar em consideração apenas a quantidade de memória da placa de vídeo como O diferencial de desempenho.

Afinal, quantas vezes não já nos deparamos com absurdos do tipo "a minha placa de vídeo de 256 megas e é melhor que a sua, que é de 128 megas". Soa tão familiar dar ouvidos à essa asneira, esse absurdo, quanto ouvir chamarem aquela caixa de metal, que sustenta e abriga os diversos componentes do computador, de CPU.

Voltando ao assunto, ouvimos esses absurdos de alguns leigos que se dizem especialistas em informática e também dos vendedores, de certas lojas de informática, que só querem empurrar o estoque "goela abaixo" do incauto consumidor. Mas então, o que, afinal, há de tão absurdo e errado com aquela simples frase sobre as placas de vídeo?

Primeiro, o nosso idioma oficial é o português. No nosso idioma, as grandezas não têm plural, ou seja, mega, giga e tera só existem no sigular, em nosso idioma. E outra coisa: quando abreviadas, essas grandezas e suas unidades de capacidade devem sempre estar em maiúsculas. Então, não pluralizamos grandezas e sim unidades: seu antigo HD não tinha 160 gigas e sim 160 Giga ou 160 GigaBytes.

Segundo, no caso de você, leitor, encontrar algum indivíduo falando ou mesmo escrevendo que "a minha placa de vídeo de 256 megas e é melhor que a sua, que é de 128 megas", então peça ao suposto "especialista" (claramente leigo no assunto..) que explique por que as duas placas seguintes têm desempenhos tão parecidos:

1- Placa de vídeo da Sapphire com processador gráfico Radeon HD 4870 a 700MHz com 512MB de VRAM do tipo GDDR5 a 3,6GHz com interface 256bits;

2- Placa de vídeo da MSI com processador gráfico GeForce GTX 260 a 575MHz (shaders a 1,24GHz) com 896MB de VRAM do tipo GDDR3 a 2,0GHz com interface 448bits;

Afinal, a primeira placa, que conta com "apenas" 512 MegaBytes, deveria sofrer diante da segunda placa, já que esta possui quase o dobro, 896 MegaBytes, não é?

Terceiro: o que determina, majoritariamente, o desempenho de uma solução gráfica é o poder, de cálculos, do processador gráfico (em inglês, é Graphics Processing Unit) e não a quantidade da memória principal que esse tal processador gráfico tem disponível na respectiva placa de vídeo.

E o que seria esse tal processador gráfico?
O processador gráfico é um tipo de microprocessador. Ele é especializado em receber, calcular e tratar instruções que serão executadas para serem exibidas no monitor ao qual ele está conectado, na forma de imagens bi e/ou tridimensionais.

Um processador gráfico é dedicado quando possui apenas a tarefa de realizar o processamento gráfico propriamente dito. As versões desktop deles são utilizadas em placas de vídeo.

Já um processador gráfico integrado, também apelidado de vídeo onboard, além de realizar algum processamento gráfico limitado, tem a tarefa de gerenciar outras funções, numa placa-mãe, por exemplo, o acesso da memória principal, mais conhecida como RAM, aos dispositivos secundários integrados, como portas USB e chip sonoro, e à memória secundária, a de armazenamento.

Alguns fabricantes de placas-mãe para computadores portáteis utilizam versões mobile, dos processadores gráficos dedicados, integradas na própria placa-mãe ou oferecidas em módulos atualizáveis, para oferecer um melhor desempenho gráfico que um processador gráfico integrado.

Mas isso não quer dizer que o computador portátil tenha uma placa de vídeo dentro dele, afinal, além de ser um erro conceitual, já que muitas placas de vídeo são maiores que a maioria dos computadores portáteis, leva o leitor a achar que a solução gráfica do PC portátil pode ser atualizada, o que só acontece em raras exceções e apenas em portáteis do tipo "desktop replacement", oferecidas, por determinados fabricantes, a um precinho nada camarada.

Existem, no momento, apenas cinco fabricantes, relevantes, de processadores gráficos:

Intel, responsável pelo design dos processadores gráficos integrados Graphics Media Accelerator e, no futuro, aquele processador gráfico dedicado atualmente conhecido por Larabee;

AMD+ATi, responsável pelo design dos processadores gráficos dedicados Radeon e FireGL/FirePro;

nVidia, responsável pelo design dos processadores gráficos dedicados GeForce e Quadro/Tesla;

VIA-S3, responsável pelo design dos processadores gráficos dedicados Chrome e processadores gráficos integrados UniChrome;

SiS, responsável pelo design dos processadores gráficos integrados Mirage.

Por que destaquei apenas os processadores gráficos Radeon e GeForce?

Por um motivo simples: as versões mais atuais deles são as mais compatíveis com as diversas aplicações atuais (notadamente os jogos tridimensionais dos nossos felizes fins-de-semana...), que, hoje, exigem um poder de processamento gráfico gigantesco só atendido por estes dois processadores gráficos e suas inúmeras placas de vídeo.

Como assim inúmeras placas de vídeo? Não são só duas?

NÃO.

Não existe placa de vídeo nVidia GeForce, nem placa de vídeo ATi Radeon.

Tenho que esclarecer o seguinte: GeForce não é placa de vídeo. Radeon, também não.

Nem a nVidia e nem a AMD+ATi fabricam placas de vídeo para comercializá-las ao consumidor final, no máximo constroem as placas de vídeo de referência, que possuem uma quantidade equilibrada de memória, determinado tipo de chip de memória, determinado número de canais simultâneos de memória e as freqüências padrão dos processadores gráficos.

As placas de vídeo de referência servem como um exemplo a ser adotado na construção de placas de vídeo, utilizando determinado processador gráfico. Mas as fabricantes das placas podem alterar vários dos parâmetros para oferecer diversas configurações de desempenho e preço.

E então, quem fabrica as placas de vídeo, no final das contas?

Posso citar bons fabricantes, alguns até fabricam boas placas-mãe, também: Sapphire, MSI, Gigabyte, ASUS, eVGA, Zotac, Powercolor, Zotac, ECS, Point of View, XFX, Foxconn, BFG, entre outras.

Você quer me dizer que a única diferença entre as placas de vídeo, além do respectivo processador gráfico dedicado, é a fabricante da placa?

Calma, não é bem assim, não é apenas isso, vamos voltar ao início deste texto e ao assunto principal dele: o processador gráfico.

A AMD+ATi e a nVidia fabricam os processadores gráficos dedicados mais poderosos e complexos do momento, Radeon e GeForce, respectivamente. Cada um dessas duas famílias de processadores gráficos foram sendo aprimoradas com o passar do tempo, à cada geração delas, uma exibindo mais recursos que a outra e ambas superando quaisquer outros concorrentes.

Tal status de liderança das duas empresas, no mercado de processadores gráficos, se deve à acirrada concorrência entre elas, principalmente por conta da contínua evolução gráfica exigida pelo mercado dos jogos eletrônicos. Só que essa concorrência toda não ocorre apenas numa só faixa restrita de preço e desempenho à cada geração de processadores gráficos, ocorre basicamente em três tipos de públicos-alvo distintos de processadores gráficos:

Eye-wink "High-end": seria o processador gráfico "completo" de cada geração, oferecido em placas de vídeo mais robustas e mais caras, devido à quantidade de canais simultâneos de memória acessados pelo processador gráfico, a chamada interface de memória.

O processador gráfico tem a obrigação de realizar, simultaneamente, várias operações em paralelo, como renderizar os polígonos, aplicar-lhes texturas e efeitos sobre estas texturas, suavizar arestas e pixels e gerar toda essa imagem, em tempo real, no monitor na forma de imagens bidimensionais à determinada resolução com perspectiva tridimensional à determinada taxa, quantidade de quadros por segundo.

Essas são tarefas cujas instruções são muito específicas e que cujo processamento tem que ser bem distribuído e depender pouco das instruções anteriores e posteriores. Podemos dizer que o processador gráfico é um fortíssimo processador em paralelo e um fraquíssimo processador em série: enquanto o processador central encarrega-se da posição dos elementos a serem renderizados e que dependem das ações prévias e futuras que o programa, o jogo determinou, determina e determinará; o processador gráfico cuida do que está sendo exibido num determinado momento, em determinado quadro, em determinada fração de segundo e que logo será substituído, não precisando de um forte processamento em série.

Devido à esse forte processamento paralelo exigido, o processador gráfico dedicado "completo" precisa, necessita da maior QUALIDADE e velocidade da memória possível, o que deixa suas placas de vídeo mais caras, já que são necessários bem mais caminhos construídos, mais vias de acesso simultâneo que as placas de vídeo mais baratas.

Um processador gráfico dedicado "completo", que tenha menos canais de memória simultâneos que outro, pode ter um desempenho bem melhor que o concorrente por conta da freqüência e do tipo dos chips de memória utilizados na respectiva placa de vídeo, bem como a arquitetura do próprio processador gráfico.

Geralmente, os processadores gráficos dedicados destinados ao público entusiasta, público este que possui dinheiro suficiente para comprar uma placa de vídeo equipada com o processador gráfico high-end, servem para atender além dos requisitos recomendados pelos jogos mais atuais da respectiva geração de processadores gráficos. A nomenclatura destes complexos processadores gráficos tradicionalmente termina em 900 a 700.

Eye-wink "Mid-end": seria o processador gráfico intermediário de cada geração, geralmente uma versão bem capada do processador gráfico completo, oferecido em placas de vídeo menos robustas e um pouco menos caras, cuja interface de memória possui bem menos canais de memória simultâneos que uma voltada ao público high-end, apenas para atender um pouco além dos requisitos mínimos exigidos pelos jogos mais atuais da respectiva geração de processadores gráficos. A nomenclatura destes razoáveis processadores gráficos tradicionalmente termina em 600 a 500.

Eye-wink "Low-end": seria uma amostra barata, um rascunho do processador gráfico completo de cada geração, oferecido em placas de vídeo bem modestas e simples, para atender apenas os requisitos mínimos dos jogos mais atuais da respectiva geração de processadores gráficos. A nomenclatura destes simples processadores gráficos, tradicionalmente termina em 400 a 100 e seu projeto, geralmente, é também aproveitado na linha de processadores gráficos integrados que tanto a AMD+ATi quanto a nVidia lançam na geração seguinte, tendo apenas um ou outro canal de memória, às vezes até meio canal (32 bits de interface de memória é encontrada em alguns modelos específicos de baixíssimo custo)...

Outro fator interessante, sobre o comércio de processadores gráficos e suas placas de vídeo, é que as diversas fabricantes de placas de vídeo têm a liberdade de ajustar a freqüência que o processador gráfico vai operar, o tipo usado dos chips de memória, além de oferecerem uma quantidade maior ou menor de memória, o que afetará o preço final da solução gráfica.

Quando uma fabricante coloca uma quantidade maior de memória numa placa de vídeo, geralmente o faz por mera publicidade, por mero marketing próprio do produto.

A quantidade de memória numa placa de vídeo além da utilizada no modelo de referência, pouco ou nada melhorará o desempenho, pelo fato de as fabricantes de placas de vídeo compensarem a inclusão da maior quantidade de memória, utilizando-se de chips de memória bem mais baratos e com um desempenho muito mais fraco que os utilizados nas configurações de menor quantidade de memória, de um mesmo processador gráfico dedicado.

Mesmo as fabricantes colocando uma maior quantidade de memória e do mesmo tipo, ou mesmo superior em desempenho, a diferença dessa quantidade maior de memória só será sentida em aplicações, jogos que exijam altas resoluções e se o processador gráfico for poderoso o suficiente para aplicar os diversos filtros e efeitos exigidos, já que precisaria assim de maior espaço na memória para armazenar as texturas originais e as tratadas.

No final das contas, ainda é o processador gráfico que influenciará a maior parte do (bom ou mau...) desempenho da aplicação, do jogo renderizado e exibido em seu monitor.

Se fizéssemos uma analogia, colocando o processador gráfico como o processador central de um lado e a placa de vídeo como sendo a placa-mãe do outro, poderíamos perceber melhor a influência da quantidade de memória: se o processador central for um Celeron, por mais que coloquemos módulos (pentes...) adicionais de memória, o desempenho não seria tão melhorado quanto colocarmos mais módulos adicionais, do mesmo tipo de memória, numa placa-mãe equipada com um processador central Core 2 Quad.

Não entendeu essa analogia?

Coloque um carro popular puxando um longo trem de vagões de carga e imagine se esse carro será tão rápido quanto uma locomotiva: a locomotiva sempre conseguirá puxar mais carga que o carro popular, mesmo que ambos consigam desenvolver a mesma velocidade.

Então, por favor, nada de achar que a quantidade de memória determina se esta ou aquela placa de vídeo é melhor que outra!

O que determina mesmo o desempenho é a geração (Radeon HD3000, Radeon HD4000 ou GeForce 9, GeForce GTX200...), a arquitetura (DirectX 9.0c, DX10.1 ou DX 10) e o tipo do processador gráfico (high, mid, low-end ou on-board), seja ele Radeon ou GeForce.

Sobre a memória da placa de vídeo, no máximo podemos considerar a qualidade dela, ou seja, o tipo de chips utilizados, sua freqüência e o número de canais de memória simultâneos na placa de vídeo. A quantidade da memória inclusa na placa de vídeo é algo tão secundário que pode ser até omitido da comparação, principalmente quando nos referimos aos processadores gráficos integrados (vídeo onboard...), low e mid-end.

Mesmo quando falamos em placas de vídeo cujos processadores sejam high-end, a quantidade de memória ainda é um detalhe bem secundário.

Caso se deparem com alguma comparação absurda entre placas de vídeo, levando-se em conta apenas a quantidade de memória, peça aos asnos, desculpe, leigos e salsas teimosos no assunto, para que leiam algum artigo como este ou melhor!

Agradeço a atenção e a paciência de todos vocês leitores, inclusive o autor do texto original, o Claudio Emanuel e o da analogia, o Rafael.

2009-06-06

[ed2k] [torrent][DVD.Full] Kiki's Delivery Service (1989) [ 魔女の宅急便 ] DVD9 NTSC

魔女の宅急便
Kiki's Delivery Service







タイトル:魔女の宅急便
出演:高山みなみ/佐久間レイ/信沢三恵子/戸田恵子/山口勝平
監督:宮崎駿

魔法使いの少女の成長をメルヘンタッチでポップに描く、宮崎アニメ'89年の大ヒット作。

児 童文学界を代表する作家・角野栄子の原作を、宮崎駿がプロデューサー・脚本・監督の一人三役でアニメ化(1989年7月劇場公開)。親元を離れ社会に出た 少女が持つ孤独感や不安といった普遍的なテーマを、メルヘン・タッチの映像で見事に描き出し大ヒットした。音楽は宮崎作品に欠かせない存在となった久石 譲、音楽演出は数々の作品で宮崎監督とコンビを組んできた高畑勲が担当。松任谷由美のヒット曲を挿入歌に使用するなど、他の宮崎作品とはひと味違ったポッ プな感覚が独自のファン層を切り開いた。
魔女の女の子は、13歳になると一年間の修行に出なければならない。13歳になったキキも、不安を胸に抱 きながら黒猫のジジを連れて家を出る。海辺の町を修行の場に選んだキキは、親切なパン屋のおかみ・おソノさんの協力もあって、唯一使える空飛ぶ魔法を使っ て荷物配達の仕事を始める。空飛ぶことを夢見る少年・トンボとの交流や親切な老夫婦との出会いの中で、少しずつ成長してゆくキキだったが、仕事がなかなか 軌道に乗らず次第に自信を失ってしまう。ある日、キキはジジの言葉が分からなくなり、飛べなくなった自分に気づく…。

映像特典:絵コンテ映像(マルチアングルで本編とリンク・102分)/劇場予告編集(7分)/「千と千尋の神隠し」先行映像(5分)/米国版ミュージック・クリップ(2分)/「ウスラの絵」ビデオクリップ(2分)/他

テクニカル・インフォメーション
:カラー
画面:16:9/4:3(LB)
言語/音声:日本語:DD(2chサラウンド)/英語:DD(2chサラウンド)


Product Title: Kiki's Delivery Service (Japan Version - English Subtitles) 魔女宅急便 (日本版 - 英文字幕) 魔女宅急便 (日本版 - 英文字幕) 魔女の宅急便 (日本版)
Artist Name(s): Japanese Animation, Miyazaki Hayao


Release Date: 2001-06-08
Publisher Product Code: VWDZ-8008 (DVD CODE for Rental in Japan: VWDG8008 レンタル用)
Language: English, Japanese
Subtitles: English, Japanese
Country of Origin: Japan
Picture Format: NTSC

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DVD9:

File size: 6,44 GB (6.920.249.344 bytes)
Region: Free
Softwares: DVD Dcripter 3.5.4.0 + DVD Shrink 3.2
Compression: No

ed2k: Majo.no.takkyuubin.(Jp).Kiki's.Delivery.Service(Eng).[Audio.Subs.Jap.Eng].1989.NTSC.DVD.Full.nqk18469.ISO

Torrent: NyaaTorrents, The Pirate Bay, Mininova


VOB File: VTS_01_1.VOB
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General
Complete name : F:\VWDG8008\VIDEO_TS\VTS_01_1.VOB
Format : MPEG-PS
File size : 1 024 MiB
Duration : 16mn 1s
Overall bit rate : 8 938 Kbps
Video #E0
Format : MPEG Video
Format version : Version 2
Format profile : Main@Main
Format settings, Matrix : Standard
Duration : 16mn 0s
Bit rate mode : Constant
Bit rate : 7 485 Kbps
Nominal bit rate : 9 800 Kbps
Width : 720 pixels
Height : 480 pixels
Display aspect ratio : 16/9
Frame rate : 29.970 fps
Standard : NTSC
Colorimetry : 4:2:0
Scan type : Interlaced
Scan order : Top Field First
Bits/(Pixel*Frame) : 0.946
Audio #80
Format : AC-3
Format/Info : Audio Coding 3
Format profile : Dolby Digital
Duration : 16mn 1s
Bit rate mode : Constant
Bit rate : 448 Kbps
Channel(s) : 2 channels
Channel positions : L R
Sampling rate : 48.0 KHz
Audio #81
Format : AC-3
Format/Info : Audio Coding 3
Format profile : Dolby Digital
Duration : 16mn 1s
Bit rate mode : Constant
Bit rate : 384 Kbps
Channel(s) : 2 channels
Channel positions : L R
Sampling rate : 48.0 KHz



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2009-06-05

Otimizando o XP para Vídeo

Por Professor Marcelo Peltier postado originalmente em http://marcelopeltier.blogspot.com/2007/05/otimizando-o-xp-para-vdeo.html


Aqui estão as mais importantes dicas de otimização do Windows XP para trabalhar com edição de vídeo, recomendadas pelos maiores fabricantes de placas de edição.

- Abra o Painel de Controle e clique duas vezes em Sistema
- Clique na aba Restauração de sistema e desative.


- Clique na aba Atualizações Automáticas e Desative
- Clique na aba Remoto e desative a Assistência Remota

- Clique na aba Avançado. Na opção Desempenho, clique no botão Configurações e ajuste os efeitos visuais para o melhor desempenho.

- Clique na aba Avançado e Torne a memória virtual fixa clicando no botão Alterar e copiando o valor de Recomendável para o Tamanho inicial e o Tamanho máximo
- Feche todas as janelas e volte para o Painel de controle. Clique duas vezes em Vídeo
- Na aba Área de trabalho, desative o plano de fundo


- Na aba Proteção de tela escolha Nenhum

- Feche as Propriedades de Vídeo e, voltando para o Painel de Controle, clique duas vezes em Contas de Usuário. Clique em Alterar a maneira como os usuários fazem Logon ou Logoff e desative a Troca rápida de Usuário.

- volte para o Painel de Controle, clique duas vezes em Opções de energia.
- Em Esquemas de energia, mude para Sempre ligado e mude o Desligar o monitor para Nunca.
- Em Hibernar, desative a hibernação.

- Feche tudo e abra o Explorer. Para todas as letras das unidades de disco rígido, clique com o botão direito do mouse e abra as Propriedades. Desmarque a opção de Indexar o disco e confirme para todas as pastas e subpastas.



P.S.:

Algumas dicas citadas acima, a maior parte eu já conhecia e sempre aplico em minhas intalações do Xp.